top of page
Buscar

Angra dos Reis abre inscrições para danças folclóricas da tradicional Festa do Divino

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 18 de abr.
  • 2 min de leitura

Angra dos Reis abre inscrições para danças folclóricas da tradicional Festa do Divino


A Prefeitura de Angra dos Reis realizará, nos dias 28, 29 e 30 de abril, as inscrições para participação nas danças folclóricas da Festa do Divino Espírito Santo 2025, uma das mais tradicionais manifestações culturais do município. O evento acontecerá entre os dias 30 de maio e 8 de junho.


As inscrições serão feitas presencialmente na Casa Larangeiras, no Centro, das 9h às 16h, e são voltadas para moradores com idades entre 12 e 35 anos, conforme a modalidade da dança. Os interessados deverão apresentar documento de identidade (RG e CPF) e comprovante de residência. Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais no momento da inscrição.


Modalidades das danças folclóricas:

Marujos – adultos a partir de 15 anos;

Jardineira – mulheres de 15 a 35 anos;

Lanceiros – adultos de 15 a 35 anos;

Coquinhos – crianças de até 12 anos;

Velhos – homens e mulheres a partir de 15 anos.


A programação religiosa completa da festa será divulgada em breve, segundo a Secretaria de Cultura e Patrimônio.


Tradição centenária


Com mais de 300 anos de história, a Festa do Divino é um dos maiores símbolos da cultura angrense. Durante dez dias de celebração, o evento reúne apresentações religiosas, danças folclóricas e shows musicais gratuitos, com destaque para a tradicional chegada do Menino Imperador — personagem central da festa, escolhido entre os meninos inscritos na catequese das paróquias da cidade. De acordo com a lenda, o Menino Imperador “governa” simbolicamente a cidade durante o período festivo.


O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, destacou a importância da festa para a identidade local:


“Uma das tradições culturais do município, a Festa do Divino Espírito Santo reúne grande número de pessoas, num evento de mais de 300 anos de história. Como gestor, fico muito feliz de seguir apoiando o crescimento desse evento tão importante para Angra dos Reis.”


A expectativa da organização é de que, assim como em edições anteriores, a festa atraia milhares de moradores e turistas para o Centro Histórico, valorizando a cultura popular e fortalecendo o turismo religioso na região.


Foto PMAR


 
 
 

Comentarios


bottom of page