top of page
Buscar

Artesãs do Quilombo São José da Serra levam tradição e resistência ao Museu de Folclore no Rio

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 26 de mai.
  • 1 min de leitura

Pela primeira vez fora dos limites de sua comunidade, as artesãs do Quilombo São José da Serra, em Valença, no Sul Fluminense, estão expondo suas tradicionais bonecas confeccionadas com palha de milho e bucha. As peças, carregadas de significado, têm atraído olhares atentos de colecionadores, admiradores da cultura popular e do artesanato tradicional no Museu de Folclore Edison Carneiro, no bairro do Catete, zona sul do Rio de Janeiro.


A mostra, intitulada “Bonecas que Contam Histórias – Saberes das Mulheres do Quilombo São José da Serra”, integra o Programa Sala do Artista Popular (SAP), do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


O Quilombo São José da Serra é reconhecido como o mais antigo do estado do Rio de Janeiro. Localizado no distrito de Santa Isabel, em Valença, o território carrega uma rica herança cultural, transmitida de geração em geração, sobretudo pelas mãos e saberes das mulheres quilombolas.


A exposição fica aberta ao público até o dia 26 de junho, oferecendo uma oportunidade única de conhecer e valorizar a resistência, a história e os saberes ancestrais preservados nas bonecas que, mais do que objetos, são narrativas vivas da cultura afro-brasileira.


Foto Oscar Liberal


 
 
 

Comments


bottom of page