Ato em Copacabana reúne 18,3 mil pessoas em defesa da anistia aos presos do 8 de janeiro
- Marcus Modesto
- 16 de mar.
- 1 min de leitura
O ato realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (16), convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, contou com a presença de 18,3 mil pessoas, segundo estimativa da equipe do Monitor do Debate Político no Meio Digital da Universidade de São Paulo (USP). O protesto, que pedia a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, foi registrado em fotos aéreas analisadas por software de inteligência artificial.
O cálculo foi feito com base em imagens capturadas em quatro horários diferentes ao longo da manhã (10h, 10h40, 11h30 e 12h), sendo que seis fotos tiradas às 12h, horário de pico da manifestação, foram utilizadas para compor a estimativa. A técnica aplicada, o método Point to Point Network (P2PNet), possui uma precisão de 72,9% e uma acurácia de 69,5%, com um erro de até 12% para imagens aéreas de grande escala.
A manifestação interrompeu o trecho da Avenida Atlântica entre as ruas Barão de Ipanema e Xavier da Silveira, onde se concentrou o ato. O protesto aconteceu a uma semana do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro, que pode tornar o ex-presidente réu pelos eventos de 8 de janeiro.
Em comparação, o ato de 7 de setembro de 2022, também realizado na Praia de Copacabana, contou com 64,6 mil participantes, conforme estimativas anteriores do Monitor do Debate Político.
O evento de hoje reflete a continuidade do apoio ao ex-presidente e à sua tentativa de influenciar a política nacional em um momento crítico, enquanto as investigações sobre os atos de 8 de janeiro seguem seu curso.

Comments