top of page
Buscar

Barra do Piraí recebe Jornada de Foguetes com vencedores da OBAFOG

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 28 de out.
  • 2 min de leitura

Começa na próxima segunda-feira (3), em Barra do Piraí (RJ), a Jornada de Foguetes 2025, reunindo os melhores estudantes da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) deste ano. A OBAFOG contou com a participação de mais de 300 mil alunos em todo o país, distribuindo 6.188 medalhas, das quais 60,2% foram destinadas a estudantes da rede pública.


A Jornada encerra a OBAFOG e reúne até dezembro 5.220 estudantes, que serão divididos em etapas. O evento acontece no Hotel Fazenda Ribeirão, que oferece ampla área para lançamentos com total segurança, segundo o astrônomo João Canalle, coordenador da OBAFOG e da OBA.


Nesta primeira etapa, de 3 a 6 de novembro, participam alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes do ensino médio já participaram de nove turmas entre agosto e outubro e voltam a concorrer em dezembro.


Os participantes lançam foguetes construídos em suas escolas e aprendem a montar dois novos tipos de foguetes. Para os alunos do fundamental (nível 3), os foguetes são feitos com água e ar comprimido. No ensino médio, os níveis 4 a 6 incluem foguetes com vinagre e bicarbonato de sódio, propelente sólido em cano de PVC e foguetes de multiestágio.


Os professores também participam, aprendendo a construir foguetes com paraquedas e placa eletrônica que detecta o apogeu para abrir o paraquedas no momento certo. “O aluno sai daqui com conhecimento expandido, além de assistir palestras de astrônomos e especialistas convidados”, destaca Canalle.


A Jornada terá novas etapas nos dias 10 a 13 e 24 a 27 de novembro, e 1º a 4 e 8 a 11 de dezembro, com oficinas práticas de astronáutica, astronomia e ciências afins, além de observação de constelações. Os melhores participantes recebem troféus e menção honrosa.


Cada etapa da Jornada reúne em média 290 alunos. No nível 3, os alunos do 6º ao 9º ano lançam foguetes de garrafa pet. O nível 4 envolve alunos do ensino médio com foguetes de garrafa pet. Já os níveis 5 e 6 incluem foguetes de propelente sólido e multiestágio, lançados por estudantes do ensino médio.

Com informações da Agência Brasil


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page