top of page
Buscar

Barra Mansa será contemplada com espaço cultural do Estado

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 29 de jan.
  • 1 min de leitura

O município de Barra Mansa está entre as 19 cidades fluminenses que receberão um CEU da Cultura, equipamento comunitário voltado para a educação, cidadania, arte e geração de renda. O projeto, financiado pelo Governo Federal por meio do Novo PAC, será implementado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que selecionou e adequou os terrenos em parceria com o Programa Cidade Integrada e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ).


Os CEUs da Cultura terão entre 300m² e 500m² e contarão com infraestrutura completa, incluindo salas multiuso, bibliotecas, áreas de lazer e serviços sociais. Além disso, cada unidade terá módulos eletivos escolhidos pela própria comunidade, podendo incluir laboratório de economia criativa, cineteatro, cozinha comunitária, estúdio de gravação, sala de dança, quadra policultural e parque infantil.


A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destacou a importância do projeto para a democratização do acesso à cultura.


— Chegar a tantas cidades com um projeto que promove inclusão cultural é exatamente a nossa missão. Somente com diálogo entre poder público e sociedade civil podemos avançar em políticas que beneficiem a população de forma plena — afirmou.


O presidente da EMOP-RJ, André Braga, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa.


— A construção dos CEUs da Cultura trará desenvolvimento econômico e sustentável para essas localidades, fortalecendo a cultura, gerando empregos e promovendo inclusão social — disse.


Além de Barra Mansa, os municípios contemplados são: Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Japeri, Macaé, Magé, Piraí, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro (Cesarão e Jacarezinho), São Gonçalo, São João da Barra, Seropédica, Tanguá, Teresópolis e Vassouras.



 
 
 

Comments


bottom of page