Bloco da Vida aposta no “Baile de Máscaras” para encantar o Carnaval 2026 em Volta Redonda
- Marcus Modesto
- há 2 dias
- 2 min de leitura
O Bloco da Vida já deu o tom do Carnaval 2026 em Volta Redonda com o lançamento oficial do samba-enredo “Baile de Máscaras”. A nova proposta promete transformar a avenida em um grande espetáculo cultural, celebrando a história, os símbolos e os mistérios das máscaras, elementos presentes em rituais, festas e manifestações artísticas de diferentes civilizações ao longo dos séculos.
A composição conduz o público por um verdadeiro passeio histórico, passando pelos salões luxuosos de Veneza, pelas expressões teatrais da Grécia Antiga e pelos rituais ancestrais da África. Entre o riso e o drama, o samba valoriza a emoção e a liberdade de ser quem se quiser no Carnaval, quando a máscara deixa de esconder e passa a revelar sentimentos, sonhos e identidades.
O enredo foi pensado para se desenvolver como um grande baile multicultural, começando com referências clássicas e avançando por continentes e épocas, mostrando como as máscaras assumiram papéis sagrados, sociais, artísticos e lúdicos. A proposta reforça o perfil histórico e cultural do Bloco da Vida, um dos maiores e mais tradicionais símbolos do Carnaval da cidade.
Para o desfile de 2026, o bloco contará com cerca de 700 componentes, distribuídos em 13 alas, além de bateria e quatro carros alegóricos. O primeiro desfile acontece no dia 14 de fevereiro (sábado), na Vila Santa Cecília. Já o segundo está previsto para o dia 28 de fevereiro, no mesmo local, mantendo a tradição da participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Criado em 1998, o Bloco da Vida é reconhecido como o maior bloco da Melhor Idade do Brasil. Reúne foliões com mais de 55 anos, em sua maioria participantes de projetos voltados à Melhor Idade desenvolvidos pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer, Assistência Social e pela Fevre, através da Academia da Vida Oscar Cardoso. Ao longo de sua história, o bloco já chegou a desfilar com aproximadamente 1,5 mil componentes.
Além da alegria na avenida, o Bloco da Vida se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade, inclusão social e valorização da convivência. O reaproveitamento de materiais nas fantasias e alegorias, aliado à criatividade dos enredos, transforma o desfile em um espetáculo que promove saúde, autoestima e celebra a força cultural da Melhor Idade no Carnaval de Volta Redonda.
Foto Adriana Cópio




Comentários