Brasil bate recorde de receita com turismo no verão e supera números da Copa e das Olimpíadas
- Marcus Modesto
- 13 de abr.
- 1 min de leitura
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou nesta semana à Comissão de Turismo do Congresso Nacional os resultados do setor durante o verão de 2024, que registrou recordes históricos. Segundo levantamento da agência, o país arrecadou US$ 7,3 bilhões com turistas estrangeiros no período — um aumento de 6% em relação ao verão anterior.
De acordo com os dados, o Brasil recebeu 6,8 milhões de visitantes internacionais ao longo de 2024, superando os índices registrados nos grandes eventos esportivos sediados no país, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, o país já contabiliza a entrada de 2,8 milhões de turistas estrangeiros, com uma receita de US$ 805 milhões, impulsionada principalmente pelo carnaval.
Com o crescimento da movimentação turística, também houve impacto positivo na geração de empregos. Segundo a Embratur, 8 milhões de postos de trabalho, formais e informais, foram gerados direta ou indiretamente pelo setor.
Entre os países que mais enviaram turistas ao Brasil estão Argentina, Chile, Paraguai, Estados Unidos e Uruguai. Para atender à crescente demanda, a malha aérea internacional foi ampliada: somente neste ano, mais de 72.900 voos chegaram ao país — alta de 12,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Os dados já foram repassados ao Palácio do Planalto. Marcelo Freixo, que atualmente comanda a Embratur, é apontado como possível candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2026.

Comments