Cônsul-geral do Japão visita Volta Redonda e reforça laços diplomáticos e culturais
- Marcus Modesto
- 16 de abr.
- 3 min de leitura
O vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria, recebeu nesta terça-feira (15), no gabinete da prefeitura, o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe. Representando o prefeito Antonio Francisco Neto, Faria conduziu o encontro que também reuniu membros da Associação Nipo-Brasileira de Volta Redonda e Barra Mansa, além de autoridades municipais. A reunião foi articulada pelo secretário de Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), Carlos Macedo, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sérgio Sodré.
Durante a reunião, os participantes destacaram os laços históricos entre Brasil e Japão, que em 2025 completam 130 anos, marcados pela assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação em Paris, no ano de 1895.
“Este ano é especialmente importante para o intercâmbio da amizade entre nossos países. Vamos cooperar ainda mais nessas relações bilaterais. A comunidade nipo-brasileira, a maior do mundo, desempenha um papel importante nesse fortalecimento”, afirmou o cônsul, acompanhado da vice-cônsul da Seção Política, Kana Hasegawa, e da assessora Caroline Spagnolo.
A comitiva japonesa também conheceu projetos e iniciativas da administração municipal, apresentados por meio de vídeos institucionais. Entre eles, o Centro-Dia Synval Santos, voltado ao atendimento de idosos com Alzheimer, o programa Viva a Melhor Idade e o Diploma Cidadão.
“O prefeito Neto tem um olhar voltado à educação, à saúde, ao social. Trabalhamos para sermos referência nacional nesses setores. Também investimos em segurança pública, com parcerias com o Governo do Estado e tecnologia de monitoramento”, destacou o vice-prefeito Faria.
O secretário Carlos Macedo colocou o município à disposição para desenvolver projetos em parceria com a comunidade japonesa. “Volta Redonda é um polo regional de serviços, e temos muitas áreas com potencial para integração, como Cultura e Juventude”, afirmou.
Revitalização da Praça Japão
Antes do encontro na prefeitura, o cônsul Takashi Manabe visitou a Praça Japão, na Vila Santa Cecília, acompanhado de representantes da Associação Nipo-Brasileira. O local passou recentemente por serviços de limpeza e está no centro de um planejamento de revitalização.
“O espaço tem potencial para diversos projetos. Contamos com o apoio da associação para transformar a praça em um ponto cultural ativo para a população”, disse o secretário Sérgio Sodré, que estava acompanhado do subsecretário Fernando Lee e da diretora de Turismo, Débora Cândido.
A presidente da associação, Kumiko Ana Lúcia Nishi, colocou a entidade à disposição para colaborar com a revitalização. “Temos aulas de Taiko com o grupo Wataridori, que podemos levar para apresentações na praça, entre outras iniciativas”, sugeriu. A 2ª diretora-tesoureira da associação, Rebeca Nishi, também participou da visita.
A diretora Débora Cândido sugeriu incluir o Taiko nas atividades do projeto “Turistando em VR”, que oferece passeios guiados a pontos culturais e históricos da cidade. “Será uma forma de agregar ainda mais valor cultural à iniciativa e atrair mais visitantes”, explicou.
Troca de presentes e planos futuros
Ao final da visita, o cônsul recebeu uma camisa do Volta Redonda Futebol Clube (Voltaço) e um souvenir artesanal do Projeto Arigó. Em retribuição, Manabe entregou kits com material turístico do Japão, simbolizando os laços entre os dois países.
“Com certeza voltarei a Volta Redonda”, afirmou o cônsul. O secretário Sérgio Sodré aproveitou para fazer um convite: “Em sua próxima visita, poderá conhecer o futuro Museu da Ciência e Tecnologia da cidade, que integrará ciência, cultura e educação, com um planetário de última geração.”
Foto Geraldo Gonçalves




Comentários