Casa Firjan inaugura exposição “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado, em homenagem póstuma ao fotógrafo
- Marcus Modesto
- 26 de mai.
- 2 min de leitura
A partir da próxima sexta-feira, dia 30 de maio, a Casa Firjan, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, abre as portas para a exposição “Trabalhadores”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra, que já estava programada, ganha agora um significado ainda mais profundo: será a primeira no Brasil após a morte do fotógrafo, ocorrida na última semana.
Em nota, a Casa Firjan expressou surpresa e comoção. “Fomos surpreendidos e ficamos profundamente entristecidos com a notícia da morte de Sebastião Salgado. Originalmente, nosso objetivo era celebrar sua genialidade em vida, mas agora essa exposição se transforma em uma homenagem a esse grande homem, profissional e ativista, que deixou um legado incomparável para a arte e para a consciência social”, declarou a instituição.
Com um acervo de 149 fotografias, captadas entre 1986 e 1992, a exposição convida o público a refletir sobre o papel do trabalho no mundo contemporâneo, em meio às transformações tecnológicas e sociais. “A mostra provoca uma reflexão profunda sobre o significado do trabalho na atualidade. Em um contexto de mudanças aceleradas, ‘Trabalhadores’ nos leva a revisitar o passado para compreender as transformações que moldam o presente e o futuro”, ressaltam os organizadores.
A curadoria e o design da exposição são assinados por Lélia Wanick Salgado, viúva de Sebastião, que também foi parceira do fotógrafo em diversos projetos ao longo de sua carreira.
A visitação é gratuita e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, até o dia 21 de setembro de 2025, na sede da Casa Firjan, na Rua Guilhermina Guinle, 211, em Botafogo.
SERVIÇO:
Exposição: Trabalhadores – Fotografias de Sebastião Salgado
Período: 30 de maio a 21 de setembro de 2025
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30
Local: Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita
Foto Sebastião Salgado

Comments