Casal é preso por desmatamento e queimada em área de preservação no bairro São Francisco
- Marcus Modesto
- 11 de mai.
- 1 min de leitura
Um homem e uma mulher foram detidos neste sábado (10) após serem flagrados promovendo desmatamento e queimadas ilegais em uma área de vegetação no bairro São Francisco, em Barra Mansa. A ação foi resultado de uma operação conjunta entre a Guarda Ambiental e a Polícia Militar.
Segundo as autoridades, cerca de 300 metros quadrados de mata já haviam sido devastados, com a derrubada de pelo menos 20 árvores. Os policiais militares faziam patrulhamento de rotina quando avistaram o homem cortando árvores e ateando fogo no terreno. Ao ser abordado, ele afirmou estar prestando um serviço para uma moradora da região, que também foi localizada e conduzida à delegacia.
A Guarda Ambiental confirmou que não havia qualquer autorização para a intervenção na área. Os dois suspeitos foram levados para a 90ª Delegacia de Polícia, onde foram autuados com base nos artigos 38-A e 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que tratam de desmatamento em área de preservação e poluição por queimada.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforçou que ações como essa são graves e comprometem o equilíbrio ambiental, além de contribuírem para as mudanças climáticas e aumentarem o risco de presença de animais silvestres em áreas urbanas.
As fiscalizações devem continuar intensificadas nos próximos meses. A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas pelo Disque Meio Ambiente.
Foto Divulgação

Commentaires