Castro e Lewandowski anunciam criação de escritório emergencial contra o crime organizado
- Marcus Modesto
- 29 de out.
- 1 min de leitura
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciaram nesta quarta-feira (29) a criação de um Escritório Emergencial de Enfrentamento ao Crime Organizado. O anúncio foi feito após uma reunião no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.
Segundo Castro, a decisão é resultado de um “diálogo importante” entre os dois níveis de governo e representa um passo para ações integradas de segurança pública.
“Se o problema é nacional, o Rio de Janeiro é um dos principais focos. Daqui saiu uma proposta concreta: a criação de um Escritório Emergencial de Enfrentamento ao Crime Organizado”, afirmou o governador.
O novo escritório será coordenado conjuntamente por representantes do governo do estado e do governo federal, com o objetivo de alinhar operações, compartilhar informações de inteligência e agilizar respostas às organizações criminosas.
“A ideia é que nossas ações sejam 100% integradas a partir de agora, inclusive para vencermos possíveis burocracias. Vamos integrar inteligências, respeitar as competências de cada órgão, mas pensando em derrubar barreiras para, de fato, fazer segurança pública”, completou Castro.
O anúncio ocorre um dia após a megaoperação mais letal da história do Rio, no Complexo da Penha, que deixou mais de 100 mortos e reacendeu o debate sobre o uso da força nas ações policiais.




Comentários