top of page
Buscar

Ciência Móvel encerra hoje programação em Barra do Piraí após quatro dias de atividades

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 13 de set.
  • 2 min de leitura

Termina neste sábado (13) a passagem do Ciência Móvel, iniciativa itinerante do Museu da Vida Fiocruz, por Barra do Piraí (RJ). Após 18 anos, o projeto voltou ao município com uma programação gratuita de quatro dias, levando ciência, cultura e diversão para públicos de todas as idades.


A estrutura foi montada no Ginásio Municipal de Esportes Jacyr Antônio Abbud, no bairro Matadouro, com exposições interativas, jogos, multimídias, sessões do Cine Ciência e a mostra artística “Rios em Movimentos”, do artista Rodrigo Andriàn.


Aproximação da ciência do dia a dia


Criado em 2006, o Ciência Móvel circula em uma carreta equipada com módulos científicos e conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores. Entre os destaques desta edição em Barra do Piraí estão o “Por Dentro de Nós”, que apresenta modelos do corpo humano; “Água é Vida”, com seres microscópicos presentes na água; e “Na Onda da Transformação”, que aborda conceitos de física de forma lúdica.


Educação em foco


A prefeita Katia Miki ressaltou o impacto da iniciativa na formação dos alunos:


“O Ciência Móvel instiga nossos jovens a explorar novos campos do conhecimento, abrindo caminhos para um futuro promissor. Com projetos como este, avançamos para tornar a Educação de Barra do Piraí uma referência na região.”


Já a secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, destacou a importância do evento para toda a comunidade:


“Não são apenas os alunos que aprendem, mas toda a população pode participar. É uma oportunidade de diversão e conhecimento acessível para todos.”


Com o encerramento neste sábado, Barra do Piraí fecha mais uma edição do projeto que, em quase duas décadas, já percorreu centenas de cidades levando a ciência para além das salas de aula.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page