“Cláudio Castro Anuncia Revisão de Programas de Segurança Pública e Critica Investimentos da Prefeitura do Rio”
- Marcus Modesto
- 5 de fev.
- 1 min de leitura
O governador Cláudio Castro (PL) anunciou que vai revisar todos os programas de segurança pública que envolvem parcerias com as prefeituras. A declaração foi feita durante uma live com o senador Flávio Bolsonaro (PL), no canal do parlamentar no YouTube.
Castro reacendeu a disputa com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), em relação à segurança pública. Ele mencionou o programa BRT Seguro, que é realizado com a participação de policiais militares cedidos pelo estado, mas pagos pela prefeitura, e sugeriu que a cidade poderia ceder agentes da Guarda Municipal para atuar no programa Segurança Presente, por exemplo. O governador também questionou os investimentos feitos por Paes na Guarda Municipal do Rio.
“Desde 2020, eu já chamei mais de cinco mil policiais, adquiri mais de três mil viaturas. Quantos guardas municipais foram chamados nesse período? Quantas viaturas foram adquiridas? Quem trabalha faz a sua parte, quem não faz, conta história. Foram mais de R$ 4 bilhões investidos em segurança pública. Das 50 bases do Segurança Presente, mais de 30 estão na capital. Os agentes civis do Segurança Presente deveriam ser os guardas municipais. Paes falou sobre o BRT Seguro, mas quem garante a segurança do BRT é a Polícia Militar. Vou começar a revisar os programas que os municípios financiam. O município contrata o policial para trabalhar na folga, mas não investe na guarda municipal, o que acaba prejudicando nossa tropa. A Guarda Municipal é essencial e precisa ser valorizada. O policial militar tem que fazer o RAS (Regime Adicional de Serviço) para o estado. A Prefeitura que não investir na Guarda Municipal, não terá policial militar”, afirmou o governador.




Comentários