top of page
Buscar

Colégio Estadual Piauí abre inscrições para 2026 com 90 vagas e ensino bilíngue em francês

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

O Colégio Estadual Piauí, em Volta Redonda, abriu nesta quinta-feira (13) as inscrições para o 1º ano do ensino médio integral intercultural Brasil–França, com início em 2026. A unidade, localizada no bairro Ponte Alta, oferece aulas de francês e parte das disciplinas ministradas no idioma, sendo a primeira escola pública bilíngue do Sul Fluminense. Ao todo, estão disponíveis 90 vagas para alunos que concluírem o 9º ano do ensino fundamental neste ano.


As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de dezembro no site matriculafacil.rj.gov.br. O resultado da alocação será divulgado a partir de 18 de dezembro, e a matrícula presencial deverá ser confirmada entre 19 e 26 de janeiro de 2026.


Criada a partir de um acordo de cooperação firmado em 2022 pelo prefeito Antonio Francisco Neto, a Escola Intercultural Brasil–França iniciou suas atividades em 2023 e é a terceira instituição do estado do Rio de Janeiro a oferecer ensino bilíngue com a língua francesa.


Novos horizontes e novas culturas


A diretora-geral do colégio, professora Fernanda da Silva Coelho Terra, destaca que o modelo pedagógico da escola valoriza projetos interdisciplinares, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.


“Nossa escola oferece o ensino médio em período integral, com possibilidade de certificação internacional (DELF) ao final do curso — resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Consulado da França. Essa formação amplia o acesso a intercâmbios, universidades estrangeiras e experiências no exterior”, explica a diretora.


Além da imersão linguística, os alunos convivem diariamente com referências culturais brasileiras e francesas, o que, segundo Fernanda, contribui para ampliar a visão de mundo e o respeito à diversidade.


O Colégio Estadual Piauí – Brasil–França fica na Rua Roterdam, nº 53, Ponte Alta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3343-1787 ou pelo WhatsApp (24) 99814-0261.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page