Conta de luz segue sem acréscimos em fevereiro com bandeira verde
- Marcus Modesto
- 1 de fev.
- 1 min de leitura
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde na cobrança pelo fornecimento de energia elétrica no mês de fevereiro. Isso significa que, pelo terceiro mês consecutivo, não haverá acréscimo na tarifa para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A definição da bandeira tarifária é feita mensalmente com base nos custos de geração de energia, avaliados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Durante os meses chuvosos, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das hidrelétricas costumam atingir níveis mais altos, reduzindo a necessidade de ativação das termoelétricas, que possuem custo elevado e maior impacto ambiental.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, funciona como um alerta para os consumidores, indicando se há necessidade de moderação no consumo de energia devido ao aumento dos custos de produção. Com a manutenção da bandeira verde, os consumidores seguem sem cobranças adicionais na conta de luz, o que representa um alívio diante do peso das tarifas no orçamento das famílias.
Foto Fernando Brazão/ Agência Basil

댓글