top of page
Buscar

Crise no calor: além do calor extremo, falta d’água em Barra Mansa

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 17 de fev.
  • 1 min de leitura

Como se o calor insuportável não bastasse, os moradores de Barra Mansa agora enfrentam mais um problema: falta d’água. Um rompimento na tubulação da Avenida Três de Outubro, no Jardim Boa Vista, deixou vários bairros com o abastecimento comprometido neste domingo (16).


O Saae-BM afirma que a manutenção emergencial foi iniciada logo após o problema ser identificado e que os serviços devem ser concluídos até as 15h. Mas, enquanto isso, moradores de bairros como Centro, Santa Rosa, parte do Ano Bom, Apóstolo Paulo, Monte Cristo e Jardim América precisam economizar água em meio a uma das maiores ondas de calor já registradas na cidade.


A justificativa do órgão? Um rompimento de uma tubulação de ferro fundido de 200mm. Mas a verdade é que os problemas de abastecimento de água em Barra Mansa não são novidade. Falhas na infraestrutura e constantes reparos emergenciais já fazem parte da rotina da população, que agora precisa lidar com essa situação justamente no momento mais crítico do verão.


Se o Saae realmente tivesse um planejamento eficiente, esses rompimentos seriam evitados, e a população não precisaria sofrer com medidas emergenciais sempre que ocorre um problema na rede. É inadmissível que, em pleno calor extremo, a cidade fique sem um serviço essencial.


O mínimo que se espera das autoridades é um plano de contingência para evitar que episódios como esse continuem acontecendo. Afinal, pedir para economizar água quando as pessoas estão enfrentando temperaturas acima dos 40°C não é apenas descaso, é um absurdo.



 
 
 

Comments


bottom of page