Dia D do DETRAN :Barra do Piraí será o único município do Sul Fluminense com inscrição no programa de direção gratuita
- Marcus Modesto
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
Dia D do Detran.RJ terá atendimento especial para PCDs nesta segunda (7/4); Barra do Piraí será o único município do Sul Fluminense com inscrição no programa de direção gratuita
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Detran.RJ realiza nesta segunda-feira (7/4) a primeira edição do Dia D de 2025, uma ação dedicada ao público PCD (pessoas com deficiência). A iniciativa contará com serviços de identificação civil, habilitação e inscrição no programa “Cidadania Sobre Rodas”, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas com deficiência que necessitam de carro adaptado.
No Sul Fluminense, apenas o município de Barra do Piraí participará do programa “Cidadania Sobre Rodas”, com atendimento presencial das 8h às 16h na 23ª Ciretran, localizada na Avenida Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas. Outros municípios da região, como Volta Redonda, Resende e Barra Mansa, não estão incluídos entre as unidades que farão inscrições para o programa.
Já os demais serviços do Dia D, como emissão de carteira de identidade e renovação da CNH sem necessidade de agendamento prévio, estarão disponíveis em postos de várias cidades da região, incluindo Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Resende.
“As pessoas com deficiência terão a oportunidade de se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que já habilitou gratuitamente mais de dois mil PCDs. Esta é mais uma ação inclusiva do Governo do Estado”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Vinicius Farah.
Além da inscrição no programa, o Posto Detran Acessível – PCD, em São Cristóvão (Zona Norte do Rio), oferecerá outros serviços com foco na inclusão, como oferta de vagas de emprego pela Secretaria de Trabalho e orientação sobre o Vale Social pela Fundação Leão XIII. O local também conta com estrutura adaptada para o atendimento de crianças com autismo, proporcionando conforto e um ambiente mais acolhedor.
Documentos exigidos
Para emissão da identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. No caso dos serviços de habilitação, o interessado deve levar o laudo médico com CID e descrição da deficiência, além de documentos pessoais e comprovante de residência. Já para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, também é exigido o laudo médico com grau da deficiência, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência no Estado do Rio.
A lista completa dos documentos necessários para cada serviço está disponível no site oficial:

Comments