Evento “Liberdade Incompleta e Luta por Reparação” reúne população em Barra do Piraí no Dia da Abolição da Escravatura
- Marcus Modesto
- 15 de mai.
- 2 min de leitura
Na última terça-feira, 13 de maio, data que marca a Abolição da Escravatura no Brasil, a Praça Nilo Peçanha, em Barra do Piraí, se transformou em espaço de memória, resistência e reflexão com o evento “Liberdade Incompleta e Luta por Reparação”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Entre 16h e 19h, centenas de pessoas participaram da programação, que incluiu roda de conversa, exibição de documentário, apresentações culturais afro-brasileiras e uma feira de exposições, reunindo vozes diversas para refletir sobre justiça social e reparação histórica. O encontro buscou ampliar o debate sobre a desigualdade racial ainda presente na sociedade brasileira, mais de um século após o fim oficial da escravidão.
A promotora da Igualdade Racial da secretaria, Cristiane Silva, destacou o papel fundamental de ações como essa na construção de uma sociedade mais consciente e antirracista.
“Mais do que um marco histórico, este é um chamado à ação. A gestão da prefeita Katia Miki tem se destacado por seu compromisso com a transformação social, com uma liderança sensível e dedicada às pautas sociais e étnico-raciais. Precisamos continuar promovendo políticas públicas que provoquem reflexão e conscientização da população quanto à luta antirracista”, afirmou Cristiane.
A prefeita Katia Miki também participou da atividade e enfatizou a importância do encontro como espaço de escuta e valorização da cultura negra.
“Foi um momento de aprendizado, troca e celebração da cultura afro-brasileira com arte, vozes potentes, empreendedorismo e muita resistência. Seguimos juntos nessa caminhada por mais justiça, equidade, igualdade e dignidade”, declarou.
Com uma proposta inclusiva e participativa, o evento reforçou o compromisso da administração municipal com a valorização da diversidade, a defesa dos direitos humanos e o enfrentamento do racismo estrutural.
Foto PMBP

ความคิดเห็น