top of page
Buscar

Ex-ministro de Bolsonaro é preso por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 13 de jun.
  • 2 min de leitura

O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13), em Recife. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação que apura a suposta tentativa de obtenção de um passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e réu por tentativa de golpe de Estado, ao lado do ex-presidente.


Segundo a Polícia Federal, Machado teria atuado junto ao Consulado de Portugal na capital pernambucana em maio deste ano para viabilizar a emissão do passaporte, com o objetivo de facilitar a saída de Cid do país. A suspeita é que a iniciativa faça parte de uma estratégia de fuga de envolvidos nos inquéritos sobre os atos antidemocráticos de 2022.


O caso ganhou força após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir, na última terça-feira (10), a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar a conduta de Gilson Machado. A PGR concordou com a avaliação da PF sobre a necessidade de investigar o ex-ministro, defendendo a realização de buscas e apreensões, além da quebra de sigilos telefônico e de mensagens.


Ainda de acordo com a investigação, no celular de Mauro Cid foram encontrados arquivos que indicam que ele já buscava obter a cidadania portuguesa desde janeiro de 2023, quando ainda exercia a função de ajudante de ordens de Bolsonaro. O material reforça a tese de que havia um plano em curso para permitir que o militar deixasse o Brasil e, possivelmente, evitasse o avanço das investigações em curso no STF.


A prisão de Gilson Machado marca mais um desdobramento dos inquéritos relacionados à tentativa de golpe e à articulação de redes de apoio logístico e jurídico a aliados do ex-presidente. A Polícia Federal deve seguir com a análise dos materiais apreendidos nesta sexta-feira e avaliar se há indícios de participação de outros membros do antigo governo na tentativa de obtenção de dupla cidadania para fins de evasão judicial.



 
 
 

Comments


bottom of page