Fiscalização em Piraí revela fraudes graves em postos de combustíveis e risco à segurança dos consumidores
- Marcus Modesto
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
PIRAÍ – Uma grande operação de fiscalização realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, expôs um cenário alarmante no setor de combustíveis em Piraí, no Sul Fluminense. A ação ocorreu na última quarta-feira (11) e resultou na autuação de 14 postos de gasolina por diversas irregularidades, incluindo adulteração de combustíveis, falhas na medição do volume vendido e falta de segurança nas instalações.
Em um dos casos mais graves, os fiscais encontraram gasolina com 92% de etanol, quando o limite legal é de apenas 27%. Outro posto vendia combustível com 59% de etanol, prática que não só engana o consumidor, como também pode causar danos severos ao motor dos veículos. O gerente e um frentista desse estabelecimento foram conduzidos à 94ª Delegacia de Polícia, onde prestaram depoimento. O posto foi interditado.
A operação também revelou problemas nas bombas medidoras. Em dois postos, os equipamentos apresentavam erros de até 2,5% no volume abastecido, cinco vezes acima do limite permitido pela legislação. Isso significa que o consumidor pagava por um volume de combustível que não recebia.
Um revendedor de Gás Natural Veicular (GNV) foi interditado por operar com os cilindros de armazenagem com a certificação de segurança vencida, o que representa risco de explosões. Quatro galpões que comercializavam combustíveis furtados ou roubados também foram fechados.
De acordo com a ANP, o alto teor de etanol anidro compromete o desempenho do motor, eleva o consumo e pode provocar falhas mecânicas, com risco de acidentes. “Estamos apertando o cerco contra essa prática criminosa que, além de causar sérios prejuízos à população, compromete a segurança do consumidor”, afirmou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O alerta se intensifica diante do recente acidente ocorrido no último sábado (7), na capital fluminense. Durante o abastecimento com GNV, um veículo explodiu em um posto na Praça da Cruz Vermelha, no centro do Rio. Guaraci Ferreira Costa, de 64 anos, e Paulo dos Santos, de 61, foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
A tragédia evidencia os riscos de negligência no setor de combustíveis e reforça a importância de ações rigorosas como a que aconteceu em Piraí. A ANP informou que novas operações serão realizadas em outros municípios do Sul Fluminense nos próximos meses.

Comentarios