Gavião Peixoto é eleito o melhor município do Brasil para se viver, segundo índice nacional
- Marcus Modesto
- 3 de jun.
- 2 min de leitura
O município de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, foi eleito novamente o melhor do Brasil para se viver. O reconhecimento veio na mais recente edição do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, que avalia a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Esta é a segunda vez que a cidade conquista o topo do ranking, desde que o levantamento foi criado, em 2024.
Localizada a aproximadamente 300 quilômetros da capital paulista, Gavião Peixoto tem pouco menos de 5 mil habitantes, conforme dados do IBGE de 2024. A cidade é conhecida por abrigar uma unidade da fabricante de aeronaves Embraer, que gera mais de 2.800 empregos na região. Além disso, possui uma das maiores pistas de pouso do mundo, com quase 5 quilômetros de extensão.
O IPS Brasil leva em consideração três grandes pilares para avaliar o desenvolvimento social dos municípios: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Ao todo, são analisados 57 indicadores que vão desde moradia, alimentação e segurança até acesso à educação, inclusão social e igualdade de oportunidades.
Na avaliação mais recente, Gavião Peixoto obteve nota geral de 73,26, destacando-se especialmente em Necessidades Humanas Básicas, com índice de 87,33 pontos — resultado puxado pelos altos índices de Moradia (96,98) e Água e Saneamento (88,69).
No pilar de Fundamentos do Bem-Estar, a cidade alcançou 69,07 pontos, com bom desempenho em Acesso ao Conhecimento Básico (81,26) e Acesso à Informação e Comunicação (74,67).
Já em Oportunidades, que avalia inclusão social, direitos e acesso à educação superior, Gavião Peixoto obteve 63,4 pontos, com destaque para Inclusão Social (82,0) e Acesso à Educação Superior (73,15).
Com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 244.615,79, o 28º maior do país segundo o IPS, o município se consolida como referência nacional em desenvolvimento social, equilíbrio econômico e qualidade de vida.
O levantamento analisou dados de 5.570 municípios brasileiros, utilizando informações públicas e oficiais. O resultado reforça a posição de Gavião Peixoto como um exemplo de gestão eficiente, geração de oportunidades e promoção do bem-estar social.

Коментарі