top of page
Buscar

Governo brasileiro critica deportação de cidadãos algemados pelos EUA

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 25 de jan.
  • 2 min de leitura

O governo brasileiro classificou como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais” a deportação de 88 brasileiros dos Estados Unidos na sexta-feira (24), após ser informado pela Polícia Federal (PF) de que eles chegaram ao Brasil algemados. Assim que desembarcaram em Manaus (AM), os deportados foram soltos por determinação do governo federal e receberam alimentação e acesso a banheiros.


Os brasileiros estavam presos nos EUA desde a gestão de Joe Biden, mas foram enviados de volta ao país no primeiro voo desse tipo no governo de Donald Trump, que endureceu as políticas de imigração ilegal. Voos de deportação para o Brasil ocorrem com certa frequência desde a administração de Michel Temer (MDB). No último dia 10, ainda sob o governo Biden, um voo com 100 deportados também pousou no Brasil.


FAB transporta deportados após problemas no voo


O voo da deportação deveria pousar diretamente no Aeroporto Internacional de Confins (MG), mas precisou fazer uma parada em Manaus para abastecimento. No entanto, uma falha técnica levou ao cancelamento do trecho seguinte.


Diante do impasse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) providenciasse o transporte dos deportados até Minas Gerais.


Críticas do governo brasileiro


O Ministério da Justiça e Segurança Pública reforçou a indignação do governo, destacando que a forma como os brasileiros foram deportados feriu princípios básicos de dignidade e respeito aos direitos humanos. O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que comanda a pasta, ordenou que as algemas fossem retiradas assim que os deportados chegassem ao Brasil.


O governo garantiu que seguirá trabalhando para que o retorno dos brasileiros ao país ocorra “com dignidade e segurança”, e acompanha o caso junto ao Itamaraty e à Polícia Federal.



 
 
 

Comments


bottom of page