Governo do Estado do Rio se prepara para a chegada da frente fria e reforça monitoramento 24h
- Marcus Modesto
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
O Governo do Estado do Rio de Janeiro intensifica o planejamento de prevenção e as ações externas para a forte chuva prevista para sexta-feira (04/04) e que deve se estender pelo fim de semana. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, o avanço de uma nova frente fria pelo oceano pode intensificar as instabilidades climáticas, aumentando o risco de tempestades em várias regiões do estado, incluindo o Sul Fluminense.
“Estamos presentes de forma preventiva e antecipada para atenuar possíveis danos pela chuva prevista para o fim da semana. Nossas equipes trabalham sem parar, monitorando todo o estado. Temos consciência dos efeitos das mudanças climáticas, que impactam toda a população”, destacou o governador Cláudio Castro.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), acompanha 24 horas por dia as condições climáticas e os níveis pluviométricos, emitindo alertas de risco. A equipe técnica conta com hidrólogos, meteorologistas e geólogos, entre outros especialistas.
O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, reforça a importância da colaboração da população:
“É fundamental que as pessoas fiquem atentas aos alertas e sigam as orientações das autoridades. A tecnologia é uma aliada na prevenção de tragédias, e cada cidadão pode ajudar repassando informações para amigos e familiares. A prevenção é sempre a melhor defesa.”
Sul Fluminense em alerta
Com a chegada da frente fria, cidades do Sul Fluminense, como Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, podem enfrentar temporais e rajadas de vento. Essas localidades possuem áreas vulneráveis a deslizamentos e alagamentos, e os órgãos municipais de Defesa Civil já estão em alerta máximo. As autoridades recomendam que moradores de áreas de risco fiquem atentos aos comunicados oficiais e, em caso de emergência, busquem locais seguros.
Investimentos e medidas preventivas
A SEDEC-RJ e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) receberam cerca de R$ 1 bilhão em investimentos para fortalecer a gestão de riscos e respostas a desastres. O Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros distribuídos em áreas estratégicas do estado. A corporação está preparada para atender emergências nos 92 municípios fluminenses, com o apoio de viaturas de resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes especializadas em desastres naturais.
Limpeza dos rios
O programa Limpa Rio, que desde 2021 realiza a limpeza de rios, córregos, lagoas e canais para reduzir os impactos das chuvas, já removeu mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos em todo o estado. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, reforça que as ações estão sendo intensificadas nas áreas mais vulneráveis:
“Realizamos o trabalho de prevenção com o nosso maquinário em todas as regiões do Rio de Janeiro, com atenção especial para os locais mais sensíveis aos efeitos das fortes chuvas.”
Com a previsão de frente fria e temporais para os próximos dias, a Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos alertas e evite transitar por áreas de risco durante períodos de forte chuva. Para emergências, os números 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil) estão disponíveis para atendimento imediato.



Comments