top of page
Buscar

Governo Federal impulsiona obra de transposição da linha férrea em Barra Mansa

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

A VLI, concessionária responsável pela operação ferroviária na região, dará início no próximo dia 25 de março ao deslocamento da linha férrea na Rua Eduardo Junqueira, no bairro Estamparia, em Barra Mansa. A obra faz parte da etapa final do projeto de transposição do Pátio de Manobras, um marco para a mobilidade urbana do município, viabilizado graças ao apoio e investimento do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes.


Nesta terça-feira (11), o prefeito Luiz Furlani, representantes da VLI, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério dos Transportes percorreram diversos pontos da cidade afetados pela linha férrea, consolidando os últimos ajustes para a execução da obra. Durante a visita, foram inspecionadas áreas estratégicas, como a Rua Anísio Brás, na Vista Alegre, o viaduto do Barbará e a passagem de nível próxima à prefeitura.


O prefeito Furlani enfatizou o papel essencial do Governo Federal na concretização do projeto:


“Avançamos com essa obra tão esperada pela população. Quero agradecer ao ministro dos Transportes, Renan Filho, ao ministro interino, George Santoro, e à equipe do ministério, que enviou seu representante. Nossa gratidão também ao Dnit e à VLI, que estão conosco para a finalização dessa importante melhoria na mobilidade urbana.”


Representando o Ministério dos Transportes, o diretor de outorgas ferroviárias, Hélio Roberto de Sousa, destacou a importância da parceria entre os órgãos federais e a concessionária para a concretização da obra:


“Sem a disposição da VLI para executar essa transposição, os moradores de Barra Mansa não teriam acesso a essa tão sonhada melhoria. O trabalho conjunto entre Governo Federal, ANTT e concessionária é essencial para garantir a entrega dessa grande conquista para a cidade.”


Durante a inspeção, ficou definido que a Concremat apresentará os estudos topográficos e o projeto de transposição à VLI, permitindo que o deslocamento da via férrea seja iniciado nas próximas semanas. A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano acompanhará de perto essa etapa, garantindo que a obra ocorra conforme planejado.


O secretário municipal de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, celebrou o avanço do projeto:


“Em breve, Barra Mansa contará com uma nova avenida, facilitando o deslocamento entre o viaduto do Barbará e o Parque da Cidade. Esse é um passo histórico para a mobilidade urbana do município, fruto da união e do diálogo entre os diferentes entes envolvidos.”


Com a participação direta do Governo Federal, a transposição da linha férrea de Barra Mansa se consolida como um dos maiores avanços em infraestrutura da cidade, prometendo transformar a mobilidade e a qualidade de vida da população.


Foto Chico Assis


 
 
 

1 comentario


Luiz Correia
Luiz Correia
12 mar

Nasci a 65 anos na Rua Pedro Vaz. E esta ladainha de pátio de manobra vem desde Feres Nader. Parece que BM vive a ilusão de progresso. Esta obra sempre foi reponsabilidade do Governo Federal. E todos os prefeitos quiseram carimbar seu nome e não funcionou. Pelo menos agora, com um governo federal comprometido com o desenvolvimento do pais, parece que vai. Sucesso a nova gestão, independente de ideologia. Mas sem esta gestão do atual governo federal e comprometido, estadista, não sai.

Me gusta
bottom of page