Hemonúcleo de Barra Mansa precisa de doadores com fator RH negativo
- Marcus Modesto
- 17 de mar.
- 1 min de leitura
O Hemonúcleo de Barra Mansa está em alerta devido aos baixos estoques de sangue, especialmente dos tipos com fator RH negativo. Além desta demanda mais urgente, a unidade reforça a importância da participação de todos os grupos sanguíneos para manter os níveis adequados de abastecimento.
Atualmente, os tipos A, O e B positivo estão em quantidade considerada estável, enquanto o AB positivo apresenta queda nos estoques. Já todos os tipos com fator RH negativo estão em situação crítica, com necessidade imediata de reposição.
Para doar sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que apresentem autorização dos responsáveis. Idosos devem ter realizado a primeira doação antes de completar 60 anos. Outros critérios incluem evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação e aguardar seis meses após a realização de tatuagens.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, no Hemonúcleo de Barra Mansa, localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3512-0788.
A doação de sangue é um ato solidário que pode salvar vidas e a colaboração da população é fundamental para garantir o atendimento a pacientes em situações de emergência.

Comments