top of page
Buscar

Hospital do Câncer vira alvo de escândalo: Tande Vieira é citado em denúncia de propina investigada pelo MP

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura

Resende:

O projeto do Hospital do Câncer, uma das promessas mais ambiciosas da gestão municipal de Resende, agora figura no centro de um escândalo de corrupção. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recebeu nesta semana uma grave denúncia que envolve o atual prefeito de Resende Tande Vieira, seu antecessor Diogo Balieiro e a empresa terceirizada Fire Works, suspeita de operar um esquema de propina com verbas públicas.


A denúncia cita o nome de Fernanda de Araújo, apontada como laranja da empresa para o repasse de valores indevidos a agentes políticos. Segundo as informações, os recursos teriam origem em dois contratos milionários da prefeitura com a Fire Works: a reforma do antigo hospital — anunciado como futura sede do Hospital do Câncer — e a construção de um centro cirúrgico no Hospital Municipal de Emergência. Juntos, os contratos somam mais de R$ 23 milhões e estão com mais de um ano de atraso.


Os dados entregues ao MP incluem contas bancárias em nome de Fernanda e movimentações da própria Fire Works, além de possíveis endereços da suspeita. Um eventual cruzamento dessas informações, com autorização judicial, pode confirmar o repasse ilícito de verbas públicas.


O conteúdo da denúncia é direto:

“Caso o MP encontre a Sra. Fernanda e consiga a quebra de sigilo bancário e telefônico dessa meliante, logrará êxito em desbaratar não só os esquemas espúrios de propina da Fire Works, mas também outros, que tanto lesaram o erário e ajudaram a promover políticos corruptos como os senhores Diogo e Tande.”


O caso reacende o debate sobre a politização da saúde pública e o uso eleitoreiro de promessas como o Hospital do Câncer — que hoje, mais do que uma esperança frustrada, pode ser o epicentro de um dos maiores escândalos da história política recente de Resende.



Prefeito Tande Vieira e o ex prefeito Diogo Balieiro


 
 
 

Comments


bottom of page