top of page
Buscar

Idosa de 73 anos é resgatada em situação de abandono e maus-tratos em Volta Redonda

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 17 de abr.
  • 2 min de leitura

Mulher vivia sozinha em apartamento insalubre com seis gatos; irmão e sobrinho serão investigados


Uma idosa de 73 anos foi resgatada nesta quarta-feira (16) em uma situação de abandono no bairro Ponte Alta, em Volta Redonda. A mulher foi encontrada vivendo sozinha em condições extremamente insalubres, acompanhada de seis gatos, em um apartamento tomado por sujeira, urina e fezes de animais. O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia como maus-tratos, e o irmão e o sobrinho da vítima são investigados.


O resgate foi realizado pela rede de proteção do município, com atuação da Patrulha de Proteção ao Idoso — ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) —, da Polícia Civil e de órgãos de assistência social. A ação foi desencadeada após uma denúncia feita ao Núcleo de Atendimento ao Idoso (Nuai), que funciona na própria delegacia.


Ao chegarem ao local, os agentes foram recebidos pelo irmão da idosa, de 70 anos, um dos alvos da denúncia. Ele permitiu a entrada dos profissionais no imóvel, onde a mulher foi encontrada em um cenário degradante, com claros sinais de negligência. Segundo ela, vive sozinha no local desde 2021, e o irmão apenas aparecia esporadicamente para alimentar os gatos.


Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à delegacia, onde a ocorrência foi formalizada como maus-tratos. A idosa foi encaminhada para atendimento e acompanhamento da equipe do Nuai e dos serviços sociais da prefeitura. Já os gatos foram recolhidos pelas equipes da Zoonoses e da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA), e levados para cuidadores parceiros.


O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, reforçou a importância da participação popular na denúncia de casos semelhantes.


— É mais um caso que reforça o valor da rede de proteção do município. A denúncia possibilitou o resgate dessa idosa e dos animais, interrompendo uma situação degradante e de risco à saúde pública. A Polícia Civil agora dará continuidade às investigações para responsabilizar os envolvidos — afirmou o secretário.


Como denunciar maus-tratos a idosos em Volta Redonda


Casos de abandono, negligência ou violência contra idosos podem ser denunciados de forma anônima pelos seguintes canais:

• Núcleo de Atendimento ao Idoso (Nuai), na 93ª DP

• CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

• CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

• Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João

• Telefones: 153 (Guarda Municipal de Volta Redonda) e 197 (Polícia Civil)



 
 
 

コメント


bottom of page