top of page
Buscar

INSS começa a devolver nesta segunda (26) descontos indevidos de aposentados e pensionistas

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 26 de mai.
  • 2 min de leitura

A partir desta segunda-feira (26), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a devolução dos descontos de mensalidades associativas que foram cobrados de forma indevida na folha de abril. Segundo o INSS, o valor total dos estornos chega a R$ 292 milhões em todo o país.


O problema aconteceu porque, embora o INSS tenha determinado no final de abril a suspensão desse tipo de desconto, a folha de pagamento do mês já estava processada. Por isso, os valores acabaram sendo descontados dos benefícios pagos entre os dias 24 de abril e 8 de maio.


De acordo com o órgão, os valores não foram repassados às entidades associativas e estão sendo devolvidos diretamente aos segurados, junto com o pagamento regular dos benefícios, que acontece entre os dias 26 de maio e 6 de junho.


O INSS reforça que os beneficiários não precisam tomar nenhuma providência para receber os valores de volta. O crédito será feito automaticamente na mesma conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício, seja por conta bancária ou cartão magnético.


O instituto também faz um alerta sobre golpes. Todas as informações oficiais estão disponíveis exclusivamente no portal Meu INSS ou pelo telefone 135. Nenhum dado é solicitado por telefone, mensagem ou aplicativos de terceiros.


Para quem deseja contestar descontos associativos feitos antes de abril, é necessário registrar o pedido no Meu INSS ou na Central 135. Nesses casos, o órgão irá cobrar das entidades a comprovação da autorização do desconto. Se não houver documento que comprove, a entidade será obrigada a devolver os valores ao INSS, que repassará posteriormente ao beneficiário.


Além disso, desde a última sexta-feira (24), quem deseja contratar empréstimos consignados e autorizar novos descontos na folha de pagamento precisa realizar a identificação biométrica pela plataforma Meu INSS.


O calendário completo dos pagamentos, incluindo a devolução dos descontos, está disponível no site do INSS e no aplicativo.



 
 
 

Bình luận


bottom of page