Israel recebe corpos do Hamas, mas um não corresponde a reféns
- Marcus Modesto
- há 8 horas
- 1 min de leitura
O Exército de Israel informou nesta quarta-feira (15) que um dos quatro corpos entregues pelo Hamas na noite anterior não pertence a nenhum dos reféns mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza. A devolução ocorreu como parte dos primeiros passos do cessar-fogo mediado por Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia.
Em nota, as Forças de Defesa de Israel (FDI) destacaram que o Hamas “é obrigado a fazer todos os esforços necessários para devolver os reféns falecidos”.
Cessar-fogo e negociações
O acordo prevê duas etapas: a primeira inclui a devolução de reféns israelenses e prisioneiros palestinos; a segunda, ainda em negociação, foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sem detalhes sobre o plano.
Dos quatro corpos entregues, três foram identificados como os do sargento Tamir Nimrodi, de Uriel Baruch e de Eitan Levi. O quarto, segundo o exército israelense, seria de um palestino. O Hamas afirmou que dificuldades para localizar os corpos se devem aos intensos bombardeios israelenses na região.
Identificação e devolução aos familiares
O Exército informou que os corpos identificados foram devolvidos aos familiares para sepultamento, após reconhecimento conduzido pelo Instituto Nacional de Medicina Forense.
• Tamir Nimrodi, 18 anos, foi sequestrado pelo Hamas na base da Administração de Coordenação e Ligação do Distrito de Gaza. Deixa pais e duas irmãs.
• Uriel Baruch, 35 anos, morto em 7 de outubro de 2023, tinha dois filhos e era casado.
• Eitan Levi, morto no mesmo dia, deixa um filho e uma irmã.
