top of page
Buscar

Lula encerra visita à França com homenagem na Interpol e reforça compromisso com segurança internacional

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu nesta segunda-feira (10) sua visita oficial à França com uma passagem histórica pela sede da Interpol, em Lyon. Lula foi homenageado com uma medalha pela contribuição do Brasil no enfrentamento ao crime transnacional e firmou uma declaração de intenções com a organização. Esta foi a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro visitou a sede da maior organização policial internacional, hoje liderada pelo brasileiro Valdecy Urquiza.


Apesar de rouco, Lula fez questão de comparecer à solenidade antes de retornar ao Brasil. O gesto foi interpretado como uma sinalização clara do governo federal em fortalecer a cooperação internacional na área de segurança pública. Durante o evento, o presidente ressaltou a importância do combate conjunto ao crime organizado, tráfico de pessoas, terrorismo e crimes ambientais.


— A criminalidade está evoluindo a uma velocidade sem precedentes, exigindo ações multilaterais, urgentes e coordenadas — afirmou o presidente.


Lula destacou que a parceria com a Interpol amplia a capacidade de ação do Brasil no enfrentamento às redes criminosas internacionais. Ele citou como avanços recentes a ampliação da rede de adidos da Polícia Federal para 34 postos em cinco continentes e a criação do Centro de Cooperação Internacional da Amazônia, com os nove países que compartilham o bioma.


O secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, também destacou a importância do acordo:

— Nenhum país está imune e nenhum setor está a salvo. Essa colaboração vai abrir caminho para novas operações conjuntas — disse.


A visita à sede da Interpol ocorre poucos dias após a inclusão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na lista de foragidos internacionais da organização. Condenada a dez anos de prisão por invasão de sistema e falsidade ideológica, a parlamentar está na Itália e teve o pedido de prisão confirmado pelo Supremo Tribunal Federal. O hacker Walter Delgatti, envolvido no mesmo caso, também foi condenado. Ambos são alvos de mandado internacional de prisão.


Compromissos ambientais em destaque


Antes da agenda em Lyon, Lula participou da 3ª Conferência da ONU sobre os Oceanos, em Nice, onde anunciou sete compromissos voluntários do Brasil voltados à preservação marinha. Entre eles estão o aumento das áreas marinhas protegidas de 26% para 30% e o compromisso de zerar o desmatamento até 2030.


No domingo (9), em evento no principado de Mônaco, o presidente reforçou o apelo por financiamento internacional para ações de proteção dos oceanos. Segundo ele, há um déficit de US$ 150 bilhões por ano em investimentos ambientais. “O planeta está em risco”, alertou.


Durante sua estadia na França, iniciada na semana passada, Lula também se reuniu com o presidente francês Emmanuel Macron. Entre os temas debatidos estiveram o acordo Mercosul-União Europeia, a guerra na Ucrânia, o fortalecimento da governança global e os preparativos para a COP30, que acontecerá em Belém (PA) em novembro deste ano.


O presidente retorna a Brasília ainda nesta segunda-feira.



 
 
 

Comments


bottom of page