top of page
Buscar

Lula rebate Trump e chama de “mentira” acusação de que Brasil é mau parceiro comercial

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 15 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta quinta-feira (14) como “mentira” a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial. Em evento no Recife, onde entregou títulos de terra no bairro de Brasília Teimosa, Lula afirmou que, nos últimos 15 anos, os EUA acumularam superávit de US$ 410 bilhões no comércio com o Brasil.


“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”, disse Lula. O presidente reforçou que o país continuará aberto a negociações comerciais.


Mais cedo, Trump havia afirmado que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas”, alegando que as cobranças brasileiras são “muito mais altas” que as dos EUA. Segundo ele, Washington “praticamente não cobrava nada” e agora impõe tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.


Trump também criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que ele estaria sofrendo “execução política” no Brasil. Para o presidente norte-americano, a suposta perseguição justificaria a adoção das tarifas mais altas.



 
 
 

Comentários


bottom of page