top of page
Buscar

Ministro Carlos Lupi decide deixar Previdência em meio a denúncias de fraude no INSS

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 2 de mai.
  • 1 min de leitura

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, decidiu deixar o cargo após vir à tona um esquema bilionário de fraudes no INSS. A decisão foi comunicada a aliados nesta sexta-feira (2) e, segundo interlocutores, foi amadurecida nas últimas 24 horas.


Lupi deve alegar que sua saída permitirá uma apuração mais isenta e profunda das denúncias, embora negue qualquer envolvimento no caso. Ele também estaria incomodado com o que considera abandono político por parte do Palácio do Planalto, que, em sua visão, não tem se empenhado em blindá-lo do desgaste público.


Antes de oficializar a saída, o ministro quer conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, pretende agradecer a confiança, reafirmar sua inocência e pedir rigor nas investigações.


A decisão de Lupi deve ter repercussões políticas imediatas. A bancada do PDT na Câmara, que conta com 18 deputados, já admite deixar a base do governo. Segundo o líder do partido, deputado Mário Heringer (MG), o clima é de insatisfação com o tratamento dado ao partido. “Na verdade, ele já está de saco cheio com tudo isso”, disse o parlamentar, em referência ao ministro.


Apesar do afastamento, Heringer nega que o PDT vá para a oposição. “Vamos sim deixar o governo, mas oposição seria uma postura incompatível neste momento”, afirmou.


 
 
 

Comments


bottom of page