Moraes autoriza visita de 24 parlamentares a Braga Netto, com restrições
- Marcus Modesto
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou que 24 parlamentares visitem o general da reserva Walter Braga Netto, preso desde dezembro de 2024. As visitas, no entanto, deverão seguir uma série de restrições impostas por Moraes.
Cada congressista poderá visitar o general apenas uma vez, com um limite de três visitas individuais por dia. As datas serão organizadas pela 1ª Divisão do Exército, unidade onde Braga Netto está detido, na Vila Militar do Rio de Janeiro.
O pedido de autorização foi feito inicialmente pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e, em seguida, reforçado pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que solicitou a extensão da permissão a outros parlamentares. A defesa de Braga Netto concordou com a solicitação.
Preso preventivamente sob acusação de obstrução de justiça — por supostamente tentar obter informações sobre o acordo de colaboração premiada de Mauro Cid — Braga Netto nega qualquer irregularidade. Seus advogados afirmam que o general é militar da reserva, sem histórico de desobediência a ordens judiciais, e que não oferece riscos à investigação ou à ordem pública.
Moraes estabeleceu normas rígidas para as visitas. Está proibida a entrada de assessores, seguranças, imprensa e dispositivos eletrônicos. Também está vetado o registro de imagens na unidade prisional, sob pena de responsabilização.
Confira a lista de parlamentares autorizados a visitar Braga Netto:
1. Izalci Lucas
2. Plínio Valério
3. Rogério Marinho
4. Chico Rodrigues
5. Márcio Bittar
6. Luis Carlos Heinze
7. Hamilton Mourão
8. Marcos Rogério
9. Sérgio Moro
10. Eduardo Girão
11. Laércio Oliveira
12. Nelsinho Trad
13. Mecias de Jesus
14. Romário Faria
15. Alan Rick
16. Jorge Kajuru
17. Cleitinho Azevedo
18. Styvenson Valentim
19. Teresa Cristina
20. Zequinha Marinho
21. Dr. Hiran
22. Carlos Portinho
23. Damares Alves
24. Sóstenes Cavalcante

Comentários