Morre o ator e humorista Farnetto, aos 95 anos, no Rio de Janeiro
- Marcus Modesto
- há 2 dias
- 2 min de leitura
O ator e humorista Pedro José Calil Farah, conhecido artisticamente como Farnetto, morreu nesta quinta-feira (4), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Com mais de sete décadas de carreira, ele se destacou em papéis de humor e em mais de 30 novelas da TV Globo.
Farnetto ficou marcado como o copeiro de Planeta dos Homens (1976-1982), apelidado de “múmia paralítica”, ao lado de Agildo Ribeiro. Também participou de quadros de Os Trapalhões e integrou o elenco do Zorra Total. Entre as novelas, esteve em produções de grande repercussão como Cambalacho, Que Rei Sou Eu?, A Diarista, Paraíso Tropical, Cordel Encantado e Êta Mundo Bom.
Mal súbito e internação
De acordo com a filha, Ivete Farah, o ator passou mal em casa, na Zona Sul do Rio, após uma queda de pressão. Ele foi levado para o Hospital Copa D’Or, em Copacabana, onde sofreu um infarto durante a internação. Farnetto também tratava de leucemia crônica, mas seguia ativo na profissão.
No ano passado, gravou o longa-metragem Farofeiros 2, ainda inédito. “Ele vivia bem, tinha lucidez e muita vontade de viver. Participou de um filme em 2023 e do Farofeiros 2 em 2024”, disse a filha.
Velório e despedida
O corpo de Pedro Farah será velado neste sábado (6), no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, seguido de cremação. Ele deixa dois filhos e uma neta.
Trajetória marcante
A carreira de Farnetto começou em 1954, no teatro, com a peça A Revolta dos Brinquedos. Dois anos depois, estreou na televisão no Teatro do Rio, interpretando o Tenente Porfírio.
Com versatilidade e carisma, consolidou-se como um dos nomes mais queridos do humor brasileiro, marcando gerações com seu talento e sua presença cênica.

Comentários