top of page
Buscar

Morre Zita Carvalhosa, produtora e referência do cinema brasileiro

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 22 de jul.
  • 1 min de leitura

A produtora cultural e diretora de festivais Zita Carvalhosa morreu nesta terça-feira (22), vítima de câncer. Reconhecida por sua atuação decisiva na valorização do curta-metragem e na formação de novos talentos, Zita deixa um legado profundo no audiovisual brasileiro.


Desde as primeiras horas do dia, homenagens tomaram conta das redes sociais. “Zita Carvalhosa portava sempre algo de primaveril, para a vida dos próximos e para o cinema brasileiro. Catalisar jovens talentos foi seu maior e raro dom”, escreveu Amir Labaki, diretor do festival É Tudo Verdade.


O Ministério da Cultura também se manifestou: “É com pesar que o MinC recebe a notícia

ree

da morte da produtora cultural Zita Carvalhosa. Zita foa valorização de curtas-metragens no Brasil”.


A Spcine, empresa municipal de fomento ao cinema em São Paulo, destacou a importância de Zita para o setor. “Zita foi uma das vozes essenciais para a criação da Spcine e integrava o nosso comitê consultivo, contribuindo com sua visão generosa, crítica e comprometida com a diversidade e o fortalecimento do setor”, diz a nota.


Zita Carvalhosa também foi fundadora da Associação Cultural Kinoforum e responsável pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, uma das principais vitrines do gênero no país. Seu nome está entre os pilares da história recente do cinema brasileiro.



 
 
 

Comentários


bottom of page