Obra ‘Vale dos Tambores’ Completa 20 Anos com Lançamento de Documentário em Volta Redonda
- Marcus Modesto
- 14 de mar.
- 2 min de leitura
O Teatro Gacemss II, em Volta Redonda, receberá nesta sexta-feira (14), às 19h, a estreia do documentário Vale dos Tambores. Dirigido pela documentarista e produtora Ana Paula Antunes, o filme resgata a pesquisa histórica e musical do compositor e bandolinista Carlos Henrique Machado Freitas, responsável pelo lançamento do álbum homônimo em 2005, acompanhado de um livro de partituras intitulado Choro Brasileiro. A entrada é gratuita.
A exibição contará com legendas e comunicação inclusiva, com intérprete de libras, para garantir acessibilidade a um público mais amplo.
Ana Paula Antunes explica que, no documentário, a música brota da terra e do tempo, como fruto da convivência com manifestações culturais como folias de reis, calangos, jongos, caxambus, congadas, catiras, moçambiques, serestas, rodas de samba, choro e viola – tradições que atravessam gerações, se reinventam e se mantêm vivas nas vozes e gestos das pessoas que preservam essas manifestações.
A produtora também destaca o trabalho de Carlos Henrique Machado Freitas, que realizou um mergulho profundo nas tradições culturais da Bacia do Rio Paraíba, uma região considerada uma das mais musicais do Brasil.
“O Vale do Paraíba é um dos territórios mais musicais do Brasil. Produzir esse documentário foi descobrir e reconhecer que o choro se entrelaça com as tradições populares, tendo em sua origem expressões africanas e indígenas”, explica Ana Paula. Ela também provoca uma reflexão sobre o nome do álbum de Carlos Henrique, destacando que Vale dos Tambores se contrapõe ao imaginário do Vale dos Barões, evidenciando que a verdadeira herança musical da região não se originou nos salões da burguesia, mas na criação espontânea dos povos que habitam essa região.
O álbum Vale dos Tambores recebeu reconhecimento internacional, figurando entre os Top 10 no Japão como o único disco brasileiro na lista de melhores de 2005. O trabalho pode ser ouvido nas principais plataformas digitais, como Spotify e YouTube.
A exibição do documentário em Volta Redonda celebra os 20 anos do lançamento do álbum, proporcionando ao público uma oportunidade única de reviver as raízes culturais e musicais do Vale do Paraíba, reconhecendo a importância das tradições populares e sua preservação.

Comments