Operação “Copia e Cola”: PF investiga desvio de verbas da saúde em Sorocaba e cumpre mandados em 14 cidades
- Marcus Modesto
- 10 de abr.
- 1 min de leitura
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação “Copia e Cola”, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à saúde no município de Sorocaba, no interior de São Paulo.
A investigação começou em 2022, após indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) encarregada de administrar, operacionalizar e executar serviços de saúde na cidade. Segundo a Polícia Federal, além do desvio de verbas, o grupo também estaria envolvido em lavagem de dinheiro, com movimentações suspeitas como depósitos em espécie, pagamentos de boletos e negociações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais foram mobilizados para cumprir 28 mandados de busca e apreensão em 14 cidades paulistas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco. Um mandado também foi cumprido em Vitória da Conquista, na Bahia.
A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores que somam até R$ 20 milhões, além da proibição de que a Organização Social investigada firme novos contratos com o poder público.
Os alvos da operação poderão responder, conforme suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação.
A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar o esquema e identificar todos os envolvidos.


Comments