top of page
Buscar

Operação da PF mira deputado por suspeita de irregularidades em emendas Pix

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (29), uma operação de busca e apreensão relacionada a uma investigação que envolve o deputado federal Eduardo Velloso. A apuração é conduzida em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e investiga possíveis desvios de recursos públicos vinculados às chamadas emendas Pix, modelo de repasse direto de verbas federais a estados e municípios.


A ação foi autorizada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo informações da PF, o montante sob suspeita soma cerca de R$ 912 mil, valor que teria sido indicado nesse tipo de emenda parlamentar.


Ação no Acre e no Distrito Federal


Denominada Operação Graco, a ofensiva cumpriu mandados em endereços no Acre e no Distrito Federal. O foco das investigações são emendas que teriam financiado a contratação de uma empresa para a realização de shows em Sena Madureira, no Acre, em setembro do ano passado.


Os investigadores apontam indícios de irregularidades tanto no processo de contratação quanto na aplicação final dos recursos, o que levantou alertas sobre a correta destinação do dinheiro público.


Suspeitas e crimes investigados


De acordo com a Polícia Federal, o inquérito apura possíveis práticas de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. A intenção da operação é mapear o fluxo dos recursos e identificar a eventual participação de agentes públicos e privados no esquema.


Até a última atualização, a defesa do deputado Eduardo Velloso não havia sido localizada para comentar o caso.



 
 
 

Comentários


bottom of page