Parques estaduais são opção de lazer e contato com a natureza no Carnaval
- Marcus Modesto
- 19 de fev.
- 3 min de leitura
Carnaval:
Cachoeiras, trilhas e paisagens deslumbrantes são atrativos para quem busca um feriadão diferente
Carnaval também pode ser sinônimo de conexão com a natureza. Os parques estaduais administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) oferecem diversas opções para quem deseja um programa diferente durante o feriadão. Trilhas, cachoeiras e uma imersão na biodiversidade da Mata Atlântica são algumas das experiências disponíveis – e o melhor: com entrada gratuita.
Para garantir um ambiente seguro e organizado, o Inea realizará a Operação Carnaval, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, com reforço na fiscalização e monitoramento dos atrativos naturais. Guarda-parques e policiais militares estarão presentes para orientar os visitantes e garantir a preservação dos espaços.
— Nossos parques oferecem atividades para todas as idades, como caminhadas ecológicas, banhos de cachoeira e observação da fauna e flora. Durante o Carnaval, é fundamental que os visitantes sigam as orientações dos guarda-parques para um passeio seguro e sustentável — destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Destaques dos parques estaduais
Parque Nacional do Itatiaia
Localizado na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Parque Nacional do Itatiaia é uma excelente opção para quem deseja se refrescar em meio à natureza. O local abriga cachoeiras cristalinas, trilhas para diferentes níveis de experiência e picos com vistas impressionantes.
Entre os destaques estão a Cachoeira Véu de Noiva, acessível por uma trilha leve, e a famosa trilha do Pico das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do Brasil. Para quem busca um passeio mais tranquilo, a região baixa do parque conta com piscinas naturais e áreas para piquenique.
Serviço:
• Funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h
• Endereço: BR-485, Km 8 – Itatiaia, RJ
• Telefone: (24) 3352-1292
Parque Estadual da Pedra Branca
Situado na Zona Oeste do Rio, o Parque Estadual da Pedra Branca é uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares. O local oferece trilhas para iniciantes e experientes, além de cachoeiras refrescantes, como a Cachoeira do Camorim e a Cachoeira do Mucuíba.
Serviço:
• Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
• Endereço da sede: Estrada do Pau-da-Fome, 4.003, Taquara, Jacarepaguá
• Telefone: (21) 3347-1786
Parque Estadual da Serra da Tiririca
Abrangendo os municípios de Niterói e Maricá, o Parque Estadual da Serra da Tiririca é ideal para os amantes do ecoturismo. Entre os destaques estão a trilha do Costão de Itacoatiara, que oferece uma vista incrível do litoral, e o Caminho de Darwin, um percurso histórico registrado pelo naturalista britânico em 1832.
Serviço:
• Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 18h
• Endereço da sede: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, 4, Recanto de Itaipuaçu, Maricá
• Telefone: (21) 2638-4411
Parque Estadual do Mendanha
Localizado entre os municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Mesquita, o Parque Estadual do Mendanha é um refúgio verde no coração da Zona Oeste. A trilha de 1,8 km leva até as belas Cachoeiras do Mendanha, ideais para se refrescar no calor do verão.
Serviço:
• Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h
• Endereço: Estrada do Mendanha, Campo Grande, Rio de Janeiro
Com opções para todos os gostos, os parques estaduais são uma ótima alternativa para aproveitar o feriadão longe da folia e perto da natureza.





Comentários