top of page
Buscar

Pesquisa aponta impacto do Pix na inclusão bancária da baixa renda

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 17 de fev.
  • 1 min de leitura

Uma pesquisa divulgada neste domingo (16) pela Quaest revelou que 65% dos brasileiros de baixa renda que possuem conta bancária também têm chave Pix. O levantamento, citado pela colunista Débora Oliveira, do portal CNN Brasil, reforça a ideia de que o sistema de pagamento instantâneo foi um grande responsável pela digitalização financeira dessa parcela da população, que antes dependia exclusivamente do dinheiro em espécie para suas transações.


Embora o avanço seja significativo, a pesquisa também evidencia que a inclusão financeira dos mais pobres ainda é limitada. Apenas 40% da baixa renda possui cartão de crédito, enquanto essa modalidade é utilizada por 58% da classe média e 73% da classe alta.


Endividamento e crédito consignado


Outro dado relevante do estudo mostra que o endividamento atinge 25% da população de renda mais baixa, mesmo sendo a que menos tem acesso ao crédito. Já entre os mais ricos, 27% declararam não possuir dívidas, evidenciando uma desigualdade no acesso a condições financeiras mais estáveis.


A divulgação do levantamento ocorre em um momento em que o governo federal planeja lançar um novo programa de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada. A iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito com juros mais baixos por meio do eSocial.


O presidente Lula afirmou que o projeto será “o maior programa de crédito da história do país”. Segundo ele, a distribuição de renda passa pelo acesso ao crédito: “Pouco dinheiro nas mãos de muitos significa distribuição de renda, e muito dinheiro nas mãos de poucos significa miséria”, declarou.



 
 
 

Comentarios


bottom of page