top of page
Buscar

Pesquisa revela que serviços de saúde são um dos principais motivos de visita a Volta Redonda

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 11 de fev.
  • 2 min de leitura

O Centro de Informação Turística (CIT) de Volta Redonda, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), realizou uma pesquisa entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 para entender o perfil dos visitantes que chegam à cidade pela Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres. Com mais de 100 entrevistados, o levantamento revelou que os serviços de saúde e bem-estar são um dos principais atrativos do município, ao lado das oportunidades de negócios e dos encontros familiares.


Referência em saúde e bem-estar


Um dos pontos de destaque da pesquisa foi o número expressivo de visitantes que vêm a Volta Redonda para tratamentos médicos, exames e consultas especializadas. A cidade se consolidou como um importante polo de saúde no estado do Rio de Janeiro, atraindo pacientes de diversas regiões.


“Temos uma rede de saúde robusta, com hospitais e clínicas especializadas que oferecem serviços de qualidade. Isso faz com que muitas pessoas escolham Volta Redonda para cuidar da saúde, seja por atendimentos médicos específicos, tratamentos prolongados ou consultas de rotina”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.


A ampla oferta de serviços médicos também beneficia acompanhantes e familiares, que muitas vezes permanecem na cidade por alguns dias e aproveitam a estrutura hoteleira, gastronômica e de lazer local.


Origem dos visitantes e tempo de permanência


A pesquisa apontou que a maioria dos visitantes vem do próprio estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital e as regiões Metropolitana, Sul e Norte Fluminense. Também foram identificados turistas de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e Ceará, além de estrangeiros dos Estados Unidos, Angola e Moçambique.


Quanto à faixa etária, os grupos mais presentes foram:

35 a 44 anos (maioria)

55 a 64 anos (segunda posição)

45 a 54 anos (terceira posição)


O tempo médio de permanência foi de dois a três dias, tempo suficiente para a realização de exames, consultas e tratamentos médicos.


Atendimento e informações no CIT


O Centro de Informação Turística de Volta Redonda funciona na área de desembarque da rodoviária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo cerca de 30 pessoas por dia. No local, os visitantes podem obter informações sobre hospitais, clínicas, farmácias 24 horas e serviços de emergência, além de pontos turísticos, transporte, gastronomia e eventos locais.


A diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido, destaca que o Projeto Arigó, que valoriza o artesanato local, tem sido um diferencial no CIT.


“O trabalho dos artesãos é muito elogiado e admirado, tanto por cidadãos volta-redondenses quanto por turistas, que podem comprar seus souvenirs no local”, ressaltou Débora.


Entre as informações mais buscadas pelos visitantes, estão:

Locais para tratamentos médicos e serviços de saúde

Farmácias e hospitais 24 horas

Bares e restaurantes próximos às hospedagens

Pontos turísticos e opções de lazer

Hotéis e eventos culturais


Além disso, o CIT atua na divulgação de eventos e festivais, distribuindo materiais como mapas, guias e folhetos informativos. Também fornece dados sobre equipamentos culturais, parques, segurança e contatos de emergência.


Foto Secom/PMVR


 
 
 

Komentarze


bottom of page