PF desmonta esquema de fraudes em concursos; operação mira até o “Enem dos Concursos”
- Marcus Modesto
- 2 de out.
- 1 min de leitura
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar concursos públicos em diversas regiões do país. Entre os certames atingidos está o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024, conhecido como o “Enem dos Concursos”.
De acordo com as investigações, o grupo também teria atuado em seleções da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas.
Prisões e mandados
Até o fim da manhã, três pessoas haviam sido presas preventivamente. A operação também cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e aplicou medidas cautelares contra investigados, incluindo afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.
As ordens foram expedidas pela Justiça Federal e executadas em cidades da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Segundo a PF, os acusados foram excluídos de processos seletivos em andamento e, nos casos em que já haviam assumido funções públicas, foram afastados.
Crimes investigados
A organização criminosa oferecia vantagens ilícitas a candidatos dispostos a pagar para garantir a aprovação em concursos. Os investigados poderão responder por fraude em concurso público, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.
Medidas de prevenção
A ação contou com apoio do Ministério da Gestão e Inovação, responsável pela coordenação do CNU. Em nota, a Polícia Federal destacou que, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, vem ampliando mecanismos de fiscalização para reforçar a segurança, transparência e integridade dos concursos realizados em todo o país.




Comentários