Polícia Militar atinge 116 fuzis apreendidos em 2025
- Marcus Modesto
- 14 de fev.
- 2 min de leitura
Marca representa uma média de três armas de guerra retiradas diariamente das mãos de criminosos
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro alcançou, nesta sexta-feira (14/02), a marca de 116 fuzis apreendidos nos primeiros 45 dias de 2025. O número reflete a intensificação das ações contra o crime organizado, resultando na retirada de uma média de três armas de guerra por dia das ruas do estado.
A apreensão mais recente ocorreu no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. Durante uma operação para reprimir a movimentação de criminosos envolvidos em disputas territoriais, os policiais localizaram um esconderijo de armamentos utilizado pelo tráfico. No local, foram apreendidos cinco fuzis, duas granadas e um veículo roubado.
O governador Cláudio Castro elogiou o trabalho das forças de segurança, mas alertou para a necessidade de uma atuação conjunta com o governo federal:
— Ao mesmo tempo em que parabenizo nossos policiais por retirarem tantos fuzis de circulação, reforço a importância da cooperação federal para impedir a entrada desse armamento pesado no nosso estado. Não podemos permitir que armas de guerra continuem circulando no Rio, mutilando e tirando a vida de moradores inocentes e dos nossos policiais.
Entrada de armamento no estado
De acordo com um levantamento da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar, mais de 90% dos fuzis apreendidos são fabricados no exterior e chegam ao Brasil desmontados, passando por processos de reestruturação em oficinas clandestinas ligadas a organizações criminosas.
Os dados reforçam um alerta já feito pelas autoridades de segurança: o tráfico de armas segue sendo um dos principais desafios no combate ao crime organizado, impulsionado pela rota ilegal que abastece facções envolvidas em disputas pelo controle territorial na Região Metropolitana.
Em 2024, o estado registrou um recorde na apreensão de fuzis. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), foram 732 armas desse porte retiradas das ruas, um aumento de 20% em relação a 2023. Esse foi o maior número registrado desde o início da série histórica, em 2007.
A Polícia Militar segue intensificando operações para combater o tráfico de armas e enfraquecer a atuação de grupos criminosos no estado.

Comments