Policial alemã elogia modelo de segurança pública de Volta Redonda durante visita
- Marcus Modesto
- 17 de set.
- 2 min de leitura
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda recebeu nesta segunda-feira (15) a policial alemã Sibel Gaicki, integrante da International Police Association (IPA) de Hamburgo. A visita teve como objetivo conhecer projetos e o sistema de monitoramento do município, reforçando a troca de experiências na área de segurança pública.
Acompanhada pelo policial federal Renan Torres e pela instrutora de tiro Ana Griselda, também integrante da IPA, Sibel conheceu iniciativas que vêm contribuindo para a redução da criminalidade e para o aumento da sensação de segurança na cidade, como o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e o sistema de reconhecimento facial.
Antes de chegar ao Brasil, a policial relatou que recebeu alertas sobre a violência no estado do Rio, mas se disse surpresa com o cenário encontrado em Volta Redonda.
— Quase todo mundo me dizia o quão perigoso era. Por isso, é ainda mais emocionante perceber que este país não é dominado pelo crime. É muito interessante ver a integração de diferentes instituições em um mesmo espaço, como acontece no Ciosp. Além disso, é surpreendente constatar que a cidade está entre as que têm os menores índices de criminalidade do Brasil — destacou.
Sibel também chamou atenção para o uso de tecnologia no município.
— Vocês contam com um sistema de reconhecimento facial que auxilia na localização de suspeitos procurados. Além disso, os cidadãos podem autorizar as forças de segurança a utilizarem seus próprios sistemas de vigilância, o que fortalece muito a atuação da polícia — completou.
O subsecretário da Semop, Amauri Pego, representou o secretário Coronel Henrique na recepção ao grupo e ressaltou a importância da visita.
— Foi uma honra receber uma representante da segurança internacional em nosso município. Essa troca de experiências reforça o compromisso do secretário em consolidar uma segurança pública moderna, integrada e eficiente — afirmou.
O secretário Coronel Henrique também celebrou o reconhecimento internacional.
— Nosso sistema de monitoramento integrado, que apoia instituições como o Ministério Público, as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, a Risp, a 5ª DPJM, a Guarda Municipal e a Ordem Pública, mostra como a integração fortalece a segurança e aumenta a confiança da população. É motivo de orgulho ver Volta Redonda se tornar referência não apenas nacional, mas também internacionalmente — declarou.
Foto Semop




Comentários