Projeção da inflação para 2025 se mantém estável em 5,65%, aponta Boletim Focus
- Marcus Modesto
- 31 de mar.
- 1 min de leitura
A projeção do mercado para a inflação deste ano foi mantida em 5,65%, após duas semanas consecutivas de queda, segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Banco Central. A informação foi destacada pela jornalista Míriam Leitão em sua coluna no jornal O GLOBO.
Na semana passada, o Banco Central revisou suas estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), elevando suas projeções e indicando que a convergência da inflação para a meta só ocorrerá em 2027. Já no relatório Firmus, com base em empresas não-financeiras, divulgado na sexta-feira, a estimativa também foi ajustada para cima, passando de 4,2% para 5,5%, refletindo um cenário mais pessimista sobre a economia brasileira, conforme a visão do setor empresarial.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os analistas consultados pelo Banco Central reduziram ligeiramente a previsão de crescimento, de 1,98% para 1,97%. Para a cotação do dólar no final de 2025, a estimativa foi ajustada de R$ 5,95 para R$ 5,92. A previsão para a taxa Selic foi mantida em 15%, embora o Banco Central tenha sinalizado a possibilidade de um novo aumento em sua reunião de maio, além de indicar que continuará perseguindo a meta, o que pode resultar em novas altas ou na manutenção da taxa em níveis elevados por mais tempo.

Comments