top of page
Buscar

Projeto “Poesia & Ponto” divulga poetas selecionados para edição 2025 em Volta Redonda

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 30 de mai.
  • 2 min de leitura

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Academia Volta-redondense de Letras (AVL) divulgaram, nesta semana, os nomes dos poetas selecionados para a edição 2025 do projeto “Poesia & Ponto”, que tem como objetivo valorizar a produção literária local e ampliar o acesso à poesia em Volta Redonda.


Ao todo, 40 poetas foram escolhidos. As obras farão parte de painéis artísticos que serão instalados em diferentes espaços da cidade, como escolas, unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e até hospitais. A proposta é transformar os espaços públicos em verdadeiros “livros abertos”, levando poesia diretamente ao cotidiano da população.


Além da exposição, todos os textos selecionados serão reunidos em um e-book gratuito, produzido pela AVL, e lançado durante o Sarau Poesia & Ponto, no dia 26 de julho, às 17h, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no bairro Vila Santa Cecília. Na ocasião, os participantes também receberão seus certificados.


Os autores selecionados são naturais ou residentes em Volta Redonda, mesmo aqueles que atualmente vivem em outras cidades ou estados. A lista completa dos classificados já está disponível no site oficial da Academia Volta-redondense de Letras: www.avl.org.br.


A seleção dos textos foi realizada de forma anônima por uma comissão formada por escritores de outras cidades. Fizeram parte do grupo avaliador: Saulo Soares, presidente da Academia Literária de Piraí e membro correspondente da AVL; Lucia Araújo, poeta e escritora de Pinheiral, também membro correspondente da AVL; e Sheila Mares-Guia, poeta, escritora e ex-presidente da Academia de Letras de Vassouras.


O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destacou que o projeto vai além da promoção da literatura, levando cultura para dentro dos espaços comunitários.


— A gente transforma a cidade e os equipamentos públicos de Volta Redonda em livros abertos. Vamos levar a poesia até onde as pessoas estão: nas escolas, nos Cras e até nos hospitais. Isso é democratizar a poesia e valorizar os nossos escritores — afirmou o secretário.


O projeto tem o apoio da Poeart Editora, parceira na realização do sarau e na produção do material literário.


Foto Secom PMVR


 
 
 

Comments


bottom of page