top of page
Buscar

Rússia diz que G7 “perdeu relevância” e foca no G20

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 16 de fev.
  • 2 min de leitura

O governo da Rússia afirmou nesta sexta-feira (14) que o G7, grupo que reúne as sete maiores economias do mundo, “perdeu significativamente a relevância” no cenário global. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Moscou está mais interessada em fortalecer sua participação no G20, que, de acordo com ele, reflete melhor o equilíbrio econômico mundial.


A declaração veio após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que “adoraria” o retorno da Rússia ao bloco, sugerindo que o grupo voltaria a se chamar G8. Moscou foi excluída da aliança em 2014, após a anexação da Crimeia, e desde então não participa das reuniões. Para Trump, a exclusão foi um “erro”. Durante seu primeiro mandato, ele já havia defendido o retorno da Rússia, mas encontrou resistência entre os demais membros.


“Dissemos repetidas vezes que o grupo, que agora é chamado de Grupo dos Sete, perdeu significativamente sua relevância”, afirmou Peskov. “Ele une países que atualmente não são líderes em vários parâmetros de crescimento, incluindo o econômico e o social. Esses centros de crescimento mudaram-se para outras regiões do mundo.”


O porta-voz russo reforçou que o país vê maior potencial de diálogo e cooperação dentro do G20, que inclui economias emergentes como China, Índia e Brasil.


“Nosso maior interesse está em um trabalho construtivo dentro do G20, um fórum que provavelmente reflete melhor as locomotivas econômicas do mundo”, declarou.


Atualmente, o G7 é formado por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia. A Rússia integrou o grupo pela primeira vez em 1997, permanecendo nele por 17 anos, até sua exclusão em 2014.



 
 
 

Comments


bottom of page