top of page
Buscar

Resende adota sistema digital SEI e dá fim aos processos em papel na prefeitura

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 16 de jun.
  • 2 min de leitura

A cidade de Resende deu um importante passo rumo à modernização da gestão pública com a implantação oficial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A nova ferramenta, que substitui processos administrativos físicos por versões digitais, foi implementada nesta segunda-feira (16), dentro das ações do programa RJ Digital Municípios, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ.


O SEI digitaliza trâmites como ofícios, memorandos e processos licitatórios, o que garante mais agilidade, segurança e transparência à rotina administrativa. Além da redução no uso de papel, o novo modelo representa economia de recursos e mais controle sobre a gestão da informação pública.


— Hoje é um dia importante para Resende. A implantação do SEI representa o fim dos processos em papel na Prefeitura. Essa parceria com o Governo do Estado vai trazer mais agilidade, economia e transparência para a nossa gestão — afirmou o prefeito Tande Vieira, durante a cerimônia de assinatura do certificado de implantação do sistema.


O secretário estadual de Transformação Digital, Feu Braga, destacou que a chegada do SEI ao município reforça o compromisso com uma administração mais moderna e conectada com as necessidades do cidadão.


— Estamos construindo uma nova cultura de gestão pública no Estado do Rio, baseada em tecnologia, agilidade e em uma maior interação com a população por meio digital. A adesão de Resende é um marco nesse processo — disse o secretário.


Com a adesão, Resende se junta a outros municípios como Angra dos Reis, Japeri e Volta Redonda, que também já implementaram o sistema. Segundo o Governo do Estado, cerca de 70% das cidades fluminenses já fazem parte do RJ Digital Municípios, programa desenvolvido em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável pelo desenvolvimento do SEI.


O sistema é disponibilizado gratuitamente a estados e prefeituras que buscam promover a transformação digital dos serviços públicos e ampliar a eficiência administrativa.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page