top of page
Buscar

Setor de gastronomia do Rio de Janeiro cresce e gera mais de 13 mil empregos no primeiro semestre

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 26 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

O setor de gastronomia do estado do Rio de Janeiro apresenta crescimento expressivo na economia estadual, segundo dados do SindRio. De janeiro a junho de 2025, o segmento gerou R$ 258,9 milhões em arrecadação de ICMS e mais de 13 mil novos empregos formais, superando os R$ 251 milhões de 2024 e os R$ 233,5 milhões de 2023 no mesmo período.


A divulgação dos números coincide com os últimos dias do Rio Gastronomia, principal evento do calendário do setor, que reforça a importância da gastronomia como atrativo turístico. De acordo com o governo estadual, a gastronomia já é o terceiro motivo mais citado pelos turistas para visitar o Rio de Janeiro, atrás apenas das praias e das atrações culturais — muitas delas também relacionadas à culinária local. O segmento representa cerca de 30% dos gastos dos visitantes durante a estadia.


O impacto econômico reflete ainda na geração de empregos. O setor de alimentos e bebidas responde por aproximadamente 25% das vagas formais ligadas ao turismo no estado, com a maior concentração na capital, na Costa do Sol e na Costa Verde.


“Mais de 70% dos turistas destacam a gastronomia como experiência marcante durante a estadia. Os números do SindRio mostram que o segmento tem potencial para gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico. Sem dúvida, a gastronomia é mais um atrativo turístico do nosso estado”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.


Segundo o governo, a pasta de Turismo apoiou 16 eventos gastronômicos em diferentes regiões do Rio de Janeiro ao longo de 2025, reforçando a estratégia de impulsionar o setor como motor de economia e turismo.


 
 
 

Comentários


bottom of page