top of page
Buscar

São Paulo volta a recorrer ao Paraíba do Sul e recebe autorização do Rio para ampliar captação de água

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • há 5 minutos
  • 1 min de leitura

A água do Rio Paraíba do Sul voltará a ajudar no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo. O Governo do Rio de Janeiro autorizou que o estado vizinho amplie a retirada de água da bacia para reforçar os reservatórios do Sistema Cantareira, um dos principais responsáveis pelo fornecimento de água à população paulista.


A decisão foi oficializada em Brasília durante reunião realizada na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), reunindo representantes dos governos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A autorização tem caráter temporário e valerá até o fim de 2026.


De acordo com os órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos, a medida foi considerada necessária diante do nível atual do Sistema Cantareira, que opera abaixo da metade de sua capacidade. O mecanismo funcionará como uma reserva estratégica para garantir maior segurança ao abastecimento paulista nos próximos meses.


O acordo prevê limites para a transferência de água e estabelece que a operação poderá ser interrompida caso os reservatórios do Cantareira apresentem recuperação significativa. Também ficou definido que a Sabesp deverá adotar providências para reduzir possíveis impactos causados pela diminuição do volume armazenado em reservatórios ligados ao sistema do Paraíba do Sul.


Embora a autorização tenha gerado atenção entre municípios fluminenses dependentes da bacia, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirma que a medida foi planejada sem comprometer o abastecimento de água no estado do Rio de Janeiro.


Além da transferência emergencial, os estados e a União se comprometeram a aprofundar estudos sobre os efeitos da medida na bacia hidrográfica e a desenvolver ações que ampliem a disponibilidade de água nos sistemas que atendem os dois estados.



 
 
 

Comentários


bottom of page